quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Sustentabilidade

Todos falam hoje em dia sobre sustentabilidade, desenvolvimento sustentável, etc...
Porem o que e realmente essa sustentabilidade, e crescermos sem prejudicar nosso planeta? Também, porem e muito mas que isso, podemos conciderar sustentabilidade como um conceito ou uma forma de pensar, para ser ultilizado em varias ações, e não em relação apenas ao meio ambiente, como e muito falando hoje. Nos temos que aplicar esse conceito em todas as áreas que podermos, sejão elas econômicas, ambientais, sociais ou culturais.

Nos não devemos apenas pensar no hoje, temos que aprender a pensar no amanha também, para crescermos temos que ter bases fortes, bases que nos sustentam, em tudo que fizermos, dês de a escola.. pois se um aluno não estuda e so passa de ano colando, ele não vai criar as bases dele.. e quando chegar no vestibular, onde não da para colar, ele não vai ter onde se sustentar.

Sustentabilidade, surgiu do termo desenvolvimento sustentável criado para expressas as atitudes que o homem tem que ter para garantir o seu desenvolvimento sem prejudicar o desenvolvimento das procimas gerações, inicialmente em relação ao meio ambiente, hoje ele e um inter-relacionamento entre proteção ambiental, desenvolvimento social e desenvolvimento econômico. Porem sustentabilidade, e, mas como umas formas de pensar, que leva o endivido a agir de forma sustentável. Não só em relação a meio ambiente, mas em todas as atividades humanas, primeiro temos que entender que todos os nossos atos geram uma reação no futuro, pode ser boa ou ruim, tem um exemplo meio bobo mas que expressa bem esses atos, ou aluno não quer estudar e vai passando de ano só a base de colar dos outros, vai passando com a turma dele e sempre colando dos colegas que estudam, porem quando chega na hora do vestibular, onde ele não tem nenhum coleginha para colar, não passa, pois não criou as bases para se sustentar. Então sempre temos que pensar quais são as atitudes certas que temos que tomar hoje, que nos permitam evoluir hoje, porem não bloqueiem nosso desenvolvimento de amanha e de sempre.

Essa e uma coisa que já a muito tempo deveria ser a essência da humanidade, porem a ganância, a “esperteza”, a ignorância, e muitas outras coisas levam o homem a pensar, em uma forma de se dar bem, a qualquer custo, sem pensar quais as conseqüências serão geradas do seus atos, e o pior que tem vezes que sabem o que vai acontecer e mesmo assim fazem, o que nos leva a entender que não e so uma questão de conhecimento do que ira ocorrer, mas também da falta de princípios que levem as pessoas a fazer o que e certo. Então temos que colocar na cabeça das pessoas que e certo pensar de forma sustentável tanto para ela quanto para os outros.


Gustavo Pires B. Coelho

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Tristeza de um paraíso

Tristeza de um paraíso
Imagine uma praia linda, com um rio maravilhoso, a maré seca fica aquela piscina gostosa, que na noite de lua cheia você se banha com sua gata.
Verdadeiro paraíso, onde a natureza é bela, não muito longe no meio das dunas, pegando uma trilha muito linda, chegamos a uma lagoa azul, transparente, água límpida e deliciosa, um verdadeiro paraíso.
Caminhadas em mangues e tudo mais que a natureza pode lhe proporcionar.
Mas ao meio de tanta fartura de boas sensações, a humanidade está presente consumindo este local.
Este local que descrevi se chama Subauma, uma praia do litoral norte baiano, que com um ecossistema surpreendente, vive ao Léo com lixo pela rua e na praia, no momento, em pleno verão, não coleta de lixo na cidade, alguns poucos moradores queimam o lixo, a grande maioria deixa largado pela rua, que acumula a cada semana.
Na bela praia, temos que se afasta do perímetro da cidade para andar na areia com tranqüilidade, pois, na areia e agoniante vê a bela praia de Subauma agonizar.
Falaram-me que o lixo não esta sendo relido porque o prefeito de conde, cidade que Subauma é distrito, tinha perdido a reeleição, então esqueceu a cidade! (deve ter ido curti em um lugar mais civilizado!)
Triste presenciar esta situação e saber que podemos mudar uma realidade, mas, somo amarrados pela sociedade para buscar o nosso e não o coletivo.
Sei que é bem complexo este processo de modificar uma realidade, ou somente deixar de falar e agir, mas, temos que colocar o diálogo em pratica, e expor as idéias, este é o inicio de uma modificação.
Projetos culturais em uma cidade como Subauma (que não é a única nesta nossa Bahia) é de extrema importância. Pensamos “erradamente” quando se fala em projetos culturais, como somente atos artísticos, mas projetos para educar uma cidade ou uma comunidade, qualquer que seja, precisamos somente de atitude, para desenvolver projeto, pedir ajuda, se comunica,e depois do inicio nada fica tão difícil!
Precisamos de pessoas com iniciativa. Não precisamos esperar pelo político derrotado para cuidar de nossa cidade.
Existem empresas sérias e dispostas a ajudar! Acreditem, tem muita gente em busca de projetos sérios.
Creio que esta historia vai mudar, a consciência vai imperar, pois ela é nossa sobrevivência!
Abraços e até breve
Luan Gusmão